Dados históricos dos peixes do Velhas são disponibilizados em livro

 

 

DA histórica obra sobre os peixes do rio das Velhas, escrita por Christian F. Lütken em 1875 com base no material coletado por Johannes T. Reinhardt em meados do século XIX, acaba de ser traduzida do dinamarquês e publicada em língua portuguesa. Os textos em dinamarquês e em latim foram respectivamente traduzidos pelos professores Luiz Paulo Ribeiro Vaz e Vicente de Paulo Iannini, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As revisões ficaram a cargo de Heraldo Antônio Britski (revisão técnica) e de Roberto Barros de Carvalho e Maria Lina Soares de Souza (revisão de texto).

Essa realização do Projeto Manuelzão para Revitalização do rio das Velhas, da Faculdade de Medicina da UFMG, foi possível graças a financiamento da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Autorizada pela Academia Real de Ciências e Letras da Dinamarca, que doou um exemplar original da obra, a edição inclui também a reprodução de pranchas com litografias de relevante valor técnico e histórico.

Organizada por Carlos Bernardo Mascarenhas Alves e Paulo dos Santos Pompeu, Biólogos do CRBio 4, a tradução faz parte do livro Peixes do Rio das Velhas: Passado e Presente. Além do trabalho de Lütken, traz um capítulo em que o renomado ictiólogo brasileiro, o professor Heraldo A. Britski, revisor técnico da tradução, ressalta a importância da obra para o conhecimento da fauna da bacia do rio São Francisco na época e atualiza a designação taxonômica das espécies citadas. Em sua monografia, Lütken menciona 55 espécies, com descrição inédita de cerca de vinte espécies de peixes, numa época em que não se conheciam cinqüenta espécies em todo o São Francisco

Em outro capítulo, os organizadores da obra, Carlos Bernardo Mascarenhas Alves e Paulo dos Santos Pompeu, apresentam uma avaliação da fauna do rio das Velhas no final do século XX, comparando-a com os dados de Lütken e Reinhardt, e tratam das perspectivas para a recuperação da sub-bacia. Um prefácio à obra, de autoria do professor Roberto E. dos Reis, presidente da SBI, e uma biografia sucinta dos pesquisadores dinamarqueses completam a edição, que traz ainda reprodução das litogravuras originais com desenhos de grande valor histórico de várias espécies.

 

O Projeto Manuelzão foi criado com o objetivo de revitalizar a sub-bacia do rio das Velhas por meio de três pilares fundamentais: Saúde, Cidadania e Meio Ambiente [veja Ciência Hoje, 29(173):66-69, 2001]. Entre os lemas do projeto está “a volta dos peixes ao rio”.

A concretização dessa expectativa indica sensível melhora da qualidade das águas da bacia e que a população, exercitando seu direito de cidadania, terá exigido efetiva mudança de atitude do poder público no trato da questão ambiental. A melhoria das condições ambientais da bacia trará, conseqüentemente, benefícios à saúde da população ribeirinha.

O lançamento oficial de Peixes do Rio das Velhas: Passado e Presente ocorreu em março, e o leitor interessado poderá solicitá-lo ao Projeto Manuelzão . Todo o conteúdo do livro pode ser consultado no home-page do Projeto Manuelzão na Internet .


Saiba mais sobre o rio das Velhas - clique aqui

frontpage hit counter