Cinema no Rio leva cinema à bacia do São Francisco

www.cinemanorio.com.br - 02 de agosto de 2006

A bordo do barco Luminar, uma expedição cinematográfica desce o Velho Chico até 22 de agosto, parando em municípios dos estados da Bahia e de Minas Gerais. Ao todo, serão 26 localidades às margens do Rio São Francisco a receber uma diversificada programação de filmes.

As seções gratuitas em praças públicas das cidades por onde passa o projeto em sua terceira edição vão voltar a Pirapora (MG), São Francisco (MG),  Pedras de Maria da Cruz (MG), Januária (MG), Itacarambi (MG), Manga (MG) e Mathias Cardoso (MG). Já Buritizeiro (MG), Barra do Guacuí (MG), Ibiaí (MG), Ponto Chique (MG), São Romão (MG), Cachoeira do Manteiga (MG), Barra da Parateca (BA), Angico (BA), Carinhanha (BA), Malhada (BA), Gameleira da Lapa (BA), Sítio do Mato (BA), Bom Jesus da Lapa (BA), Paratinga (BA), Ibotirama (BA), Morpará (BA), Barra (BA), Ibiraba (BA)e Xique-Xique (BA), serão contempladas  pela primeira vez.

O objetivo do Cinema no Rio é difundir a linguagem cinematográfica, em especial a produção brasileira, para um público formado, em sua grande maioria, por pessoas que nunca entraram em uma sala de cinema. Com duas edições realizadas (2004 e 2005) o Cinema no Rio já beneficiou cerca de 55.000 pessoas. Para este ano a expectativa é de atingir um público de 100.000 pessoas. Para a programação de 2006 foram selecionados 11 títulos por meio de uma curadoria realizada pelo idealizador e coordenador, Inácio Neves, e pelo diretor de cinema, Helvécio Marins. As projeções serão compostas por cinco curtas, e seis longas-metragens. As exibições acontecerão em plataforma 35 mm e DVD.

Em cada município será exibido também um micro-documentário, totalmente gravado e editado nos locais de exibição por uma equipe de profissionais, com depoimentos dos moradores e imagens dos locais mais conhecidos de cada comunidade. De dia, as imagens são registradas e editadas e à noite exibidas. A idéia é propiciar ao público a oportunidade de expressar seu ponto de vista. Todo este trabalho agregará valores regionais às sessões de cinema, dando a cada sessão um caráter singular. A intenção é que futuramente todos os vídeos resultem em um documentário e sejam exibidos em emissoras de televisão educativa e universitária.

 

Leia mais sobre o projeto no site www.cinemanorio.com.br

frontpage hit counter