Cemig promove peixamento na bacia do São Francisco

21 de outubro de 2007

A CEMIG iniciou em outubro seu programa de peixamento na bacia hidrográfica do São Francisco, na região de Três Marias. O Programa Peixe Vivo visa repovoar rios afetados por mortandades naturais e causadas pelo homem. Na represa usina hidrelétrica de Três Marias morreram cerca de sete toneladas de peixes da no último dia 30 de março.

A mortandade aconteceu quando um imenso cardume tentava subir o Rio São Francisco e se aproximou do vertedouro da barragem. De acordo com a polícia do meio ambiente, “com o fechamento das comportas, a usina parou de verter água, formando-se então um tanque, impedindo a saída do cardume da bacia de dissipação, ocasionando a mortandade por falta de oxigênio na água”, já que não havia a renovação da água.Cerca de duas toneladas de peixes morreram nesse tanque, cuja finalidade é diminuir a força da queda d'água do vertedouro, evitando danos à estrutura da usina.

Segundo a Cemig, assim que o problema foi identificado os vertedouros foram abertos de forma a aumentar a quantidade de água e interromper a mortandade. Porém os peixes seguiram para a área da turbina número seis, que estava parada em manutenção. Um problema técnico não permitiu que fosse ligada, o que acarretou na morte de mais 5,3 toneladas de peixes, provavelmente também por falta de oxigênio.

A Cemig alegou que o volume de peixes foi inesperado para a época do ano, no período final da piracema A maior parte dos peixes mortos foi de pequeno porte, entre eles, mandis, curimatás, matrinchãs, dourados, surubins e piaus.

A abertura da temporada de peixamento na Bacia do São Francisco iniciou-se neste mês e vai até o início do mês que vem. Já foram soltos mais de 32 mil alevinos, o que representa quase 1,5 tonelada de peixes, ocorridos no reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias e no rio Pará. Estão previstos outros quatro peixamentos, superando o número de 130 mil alevinos.

frontpage hit counter