Mortandade de peixes no rio das Velhas

Alexandre L. Godinho  
 

Foz do rio das Velhas

 

Dentre as atividades do Projeto Manuelzão para revitalização do rio das Velhas figura o sub-projeto “SOS Rio das Velhas”, que tem por objetivos avaliar os freqüentes episódios de mortandades de peixes e investigar suas possíveis causas. O SOS Rio das Velhas é um esforço conjunto de instituições federais e estaduais de Minas Gerais (Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto Estadual de Florestas, Fundação Estadual do Meio Ambiente, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerias e Polícia Florestal) e da comunidade local (os denominados “Amigos do Rio”) iniciado no segundo semestre de 1999.

Desde então, três grandes mortandades de peixes ocorreram no rio das Velhas, duas no médio curso, a jusante da região metropolitana de Belo Horizonte, e outra no alto curso. Todas as mortandades ocorreram no período chuvoso de 1999/2000. Nas mortandades do médio curso, 21 espécies foram registradas e a causa provável foi a falta de oxigênio dissolvido, cujos níveis atingiram valores próximos a zero nas medidas realizadas. No episódio do alto curso, foram identificadas 19 espécies de peixes, e os altos níveis de turbidez da água indicam o possível despejo ou carreamento de resíduos minerários para a calha do rio em função das fortes chuvas. O total de espécies de peixes registrado nos três eventos foi de 34, o que representa cerca de 45% do número de espécies conhecidas até o presente para a bacia. Das 34 espécies, 9 encontram-se no rol daquelas presumivelmente ameaçadas de Minas Gerais.

Os resultados obtidos até o momento foram possíveis graças a participação fundamental dos “Amigos do Rio” cujas denuncias e notificações têm permitido que os eventos de mortandade sejam avaliados e até coletando peixes para análises posteriores. Campanhas de esclarecimento da população ribeirinha são necessárias, visto que os peixes provenientes das mortandades têm sido normalmente consumidos por ela.

 


Contribuição de Paulo S. Pompeu e Carlos B. M. Alves

Publicado em  30 de outubro de 2001

Atualizado em 28 de setembro de 2006

frontpage hit counter