Migração de dourados em um trecho do alto São Francisco

Francisco R. A. Neto  
 

Pescador profissional com um dourado de aproximadamente 3,5 kg.

 

O Pontal, região da foz do rio Abaeté no rio São Francisco, é notório entre os pescadores pela abundância de dourados, particularmente na época da piracema. São peixes importantes para a economia local por atraírem turistas e por proverem renda aos pescadores profissionais.

Suspeitamos que os dourados concentram-se no Pontal para desovar. Caso isso seja confirmado, a construção das nove barragens previstas para o rio Abaeté irá aniquilar com esse local de desova e, conseqüentemente, com a concentração anual de dourados no Pontal.

Para levantar informações científicas para a conservação dos dourados que se concentram no Pontal, estamos conduzido estudo de biotelemetria com os seguintes objetivos:

1. determinar os locais utilizados para reprodução e alimentação;
2. determinar a época das migrações;
3. determinar os hábitats preferenciais;
4. avaliar potenciais impactos de novas barragens.

Para isso, 15 dourados capturados no Pontal foram marcados com radiotransmissores ao final de 2005 e seus movimentos estão sendo regularmente rastreados desde então.

Os primeiros resultados deste estudo mostram que nas primeiras semanas após a marcação, os dourados permaneceram nas proximidades do Pontal e 75% deles havia entrado, pelo menos, uma vez no rio Abaeté. Dourados foram encontrados no rio Abaeté até 40 km a montante da foz. A partir de janeiro, a maior parte dos peixes já havia se dispersado ao longo de um trecho de 85 km do rio São Francisco a jusante da represa de Três Marias. Nesse rio, cada dourado normalmente usa áreas de corredeira de cerca de 1 km.

 


Contribuição de Francisco R. A. Neto e Alexandre L. Godinho

Publicado em  26 de setembro de 2006

frontpage hit counter