Impacto de Três Marias sobre a reprodução do curimatá-pacu

 
 

Fotomicrografia de ovário de curimatá-pacu mostrando ovócitos imaturos (A) e maduros (B)..

 

Os impactos a jusante de represas sobre os peixes parecem afetar principalmente seu processo reprodutivo . A jusante das barragens hidrelétricas ocorrem alterações no regime hidrológico e condições térmicas e hidrodinâmicas muito instáveis . Desse modo , espécies que dependem de condições térmicas específicas e de cheias como mecanismos de gatilhos para a desova são as mais afetadas.

O curimatá-pacu Prochlodus argenteus (Prochilodontidae) é peixe endêmico da bacia do rio São Francisco e a espécie de piracema mais abundante na região de Três Marias. Tem hábito alimentar iliófago, desova total e seu período reprodutivo ocorre na estação chuvosa , indo de novembro a janeiro .

Na época de desova do curimatá-pacu, o rio São Francisco imediatamente a jusante da represa de Três Marias devido ao barramento apresenta água com temperatura abaixo de 24 ºC, vazão constante , transparência elevada e menor teor de oxigênio dissolvido. Por outro lado , o rio São Francisco a jusante da foz do rio Abaeté devido à influência do rio Abaeté tem temperatura acima de 24 ºC, vazão variável , teor de oxigênio dissolvido mais elevado e transparência mais baixa do que o trecho a montante .

Para verificar a interferência da represa de Três Marias na reprodução do curimatá-pacu, foram capturados 1.057 exemplares na época de desova provenientes de dois trechos : montante (da barragem de Três Marias até a foz do rio Abaeté) e jusante (da foz do rio Abaeté até a foz do rio de Janeiro ). As gônadas dos curimatás-pacu foram examinadas e classificadas nos seguintes estádios de maturação gonadal: 1) repouso , 2) maturação, 3) maduro e 4) desovado ou espermiado(ver artigo: Parâmetros reprodutivos de peixes de interesse comercial na região de Pirapora).
 
 

Fotomicrografia de lâminas histológicas de ovários de curimatá-pacu mostrando abundantes ovócitos atrésicos (AT) e folículos pós-ovulatórios (indicadores de desova recente; setas).

A freqüência dos estádios de maturação gonadal mostrou que mais de 75% dos machos e das fêmeas a jusante do rio Abaeté encontravam-se no estádio maduro. Por outro lado, a montante do rio Abaeté, mais de 80% das fêmeas encontrava-se em repouso, enquanto que os machos apresentavam todos os estádios de maturação gonadal, com predominância do repouso.

A jusante do rio Abaeté houve predominância quase absoluta de peixes em atividade reprodutiva (99% dos machos e 97% das fêmeas), enquanto que a montante do rio Abaeté predominaram fêmeas em repouso (82%) e machos em atividade reprodutiva (69%). Foram considerados em atividade reprodutiva aqueles peixes que se encontravam nos estádios de maturação gonadal, maduro e desovado/espermiado. Ao contrário das fêmeas , o desenvolvimento gonadal dos machos parece ser , portanto , menos dependente das condições do meio ambiente . Atresia folicular é fenômeno degenerativo dos ovários que culmina com a reabsorção de ovócitos. Alta freqüência de atresia folicular provoca regressão do ovário , inviabilizando a desova dos peixes . A montante do rio Abaeté ocorreu maior freqüência de atresia folicular do que a jusante do rio Abaeté. Fêmeas com ovários com características de desova recente ocorreram somente a jusante do rio Abaeté.

A alta freqüência de peixes em atividade reprodutiva , com fêmeas exibindo ovários com características de desova recente e baixa freqüência de atresia folicular indica que o rio São Francisco, a jusante do rio Abaeté, apresenta condições apropriadas à desova de curimatá-pacu. A dominância de fêmeas em repouso e a ocorrência de folículos vitelogênicos atrésicos em muitas daquelas em maturação, por sua vez , indicam que as condições do rio São Francisco entre a represa de Três Marias e a foz do rio Abaeté não são favoráveis à desova . Em conclusão , sugere-se que o reservatório de Três Marias tenha afetado a atividade reprodutiva de curimatá-pacu no trecho a montante do rio Abaeté.

.

 

Para saber mais

  • Sato, Y.; Bazzoli, N.; Rizzo, E.; Boschi, M.B. & Miranda, M. O. T. Influence of the Abaeté River on the reproductive success of the neotropical migratory teleost Prochilodus argenteus in the São Francisco River, downstream from the Três Marias Dam, southeastern Brazil. River Research and Applications 21(8): 939-950, 2005.

 


Texto adaptado de Bazzoli, N.; Boschi, M.A.; Miranda, M.O.T.; Rizzo, E. & Sato, Y.Impacto da represa de Três Marias sobre a reprodução do curimatá-pacu (Prochilodus argenteus), p. 328 - 343. In: Godinho, H.P. & Godinho, A.L. (ed). Águas, peixes e pescadores do São Francisco das Minas Gerais. Belo Horizonte: Editora PUC-Minas, 2003 por Lorena Galdino e Alexandre L. Godinho.

Publicado em  16 de fevereiro de 2007

frontpage hit counter