Piabas

Família Characidae

Por piabas, no São Francisco, podemos denominar uma série de peixes de pequeno porte da família Characidae, distribuídos nas seguintes subfamílias:

Os representantes das subfamílias Tetragonopterinae, Cheirodontinae e Stethaprioninae são muito ativos, porém devido ao seu pequeno porte (em torno de 5 a 10 cm) preferem ambientes de correnteza mais fraca e com muita vegetação. São omnívoros, podendo ingerir algas, organismos planctônicos, demais invertebrados (principalmente insetos) aquáticos ou terrestres que por acaso caiam na água e restos vegetais (frutos, sementes e pedaços de talos e folhas).

A piaba Roeboides xenodon tem como característica principal a presença de dentes pontiagudos, voltados para fora da boca que são usados para arrancar escamas de outros peixes. A isso chama-se lepidofagia. Elas vivem misturadas em cardumes de piabas de várias espécies. Elas se aproximam normalmente dos indivíduos e quando menos se espera mordem o corpo (em geral nas laterais) do peixe que estiver mais próximo, arrancando assim algumas escamas para a sua alimentação. Também podem ingerir outros alimentos, em geral insetos.

A subfamília Triportheinae, de todas as piabas aqui identificadas, apresenta exemplares um pouco maiores (entre 10 e 15 cm) que se caracterizam por nadar na superfície, ingerindo grande variedades de itens, como frutos, sementes, zooplâncton e principalmente insetos.